domingo, 9 de novembro de 2014

MANIFESTAÇÃO DA HABITATBRASIL SOBRE NOTA DE FALECIMENTO

É  com profundo pesar que vimos informar o falecimento de nosso Vice Presidente Social, aos 79 anos de idade, o Estilista Jean Louis, nascido Argentino sob o nome Juan Carlos Sinagra, uma das personalidades Santistas mais atuantes em nossa sociedade em prol da cultura e da arte.

Afastado do cargo de Vice Presidente Social da HabitatBrasil.Org por ocupar até o momento um cargo público na Promotoria da Ação Social da Prefeitura Municipal de Santos, suas ações de cidadania deixaram na cidade sua marca indelével na cultura e sociedade santista. Cidadão generoso, colocou todo seu talento e conhecimento a serviço dos mais desfavorecidos, sendo figura fundamental na criação da HabitatBrasil.Org.

Sua honradez e generosidade compuseram a personalidade carismática, afetuosa e temperamental que carregava. Sua riqueza interior coloria a intelectualidade erudita que cultivava e permitia discorrer sobre qualquer assunto em qualquer palco ou mesmo na intimidade entre amigos.

Ex assessor do Prefeito Paulo Gomes Barbosa ainda quando Interventor nos anos 70, serviu ao  Município de forma graciosa, sem quaisquer provimentos e levou arte e cultura aos morros, quando contou com sua colaboradora inseparável, Ruth Lima, em eventos totalmente produzidos por ele com o respaldo da prefeitura e da primeira dama, a pedido do prefeito.

Privamos com ele momentos de alegria pelas pequenas conquistas e pesar pelo enorme despreparo das pessoas e instituições que nos dariam apoio em nossas parcerias públicas. Lamentamos muitas vezes a deterioração generalizada delas pela corrupção e mediocridade. Guardou uma grande expectativa neste prefeito eleito, ao ser convidado como assessor de Paulo Alexandre Gomes Barbosa, que abriria através de seu lastro de credibilidade as portas do executivo para implantarmos o projeto piloto inicial que demonstraria toda nossa competência e eficiência na construção civil de vanguarda e no sonho de atender a faixa da população das famílias mais vulneráveis de nossa sociedade.  Deve ter se decepcionado muito ao constatar que nestes novos tempos, honra e brio estão em baixa.

Foi um grande incentivador de todas as iniciativas da HabitatBrasil.Org, inclusive na Ação Civil Pública contra a ANTAQ e a UNIÃO no PORTO DE SANTOS, quando percebeu que faríamos história na defesa do patrimônio natural e urbano, em cima da justiça, da verdade e da honra do povo santista, e nos congratulamos por isso.

Pessoalmente, conheci Jean Louis em 1962, quando ele acabara de chegar ao Brasil vindo dos seus cursos em Ateliers de Haûte Couture  em Paris, aos 27 anos de idade, tendo escolhido Santos para fixar residência. Tal como Denner e Clodovil Hernandez, estabeleceu na cidade uma tensão profissional com Antonio Carlos Correa da Costa que faleceu cedo, nos anos 70. Frequentou ativamente as altas rodas da elite santista, tornando-se amigo de figuras muito influentes desde o começo de sua moradia em Santos. Grande amigo de Célia fontes, Ruth Lima, Ana Sessa, Marlene Ackel, apoiou o talento de cada uma de forma profissional. Orgulhava-me de ser uma de suas eleitas e sempre lhe disse que foi o homem mais feminista que conheci.

Foi Diretor Social no  nas duas gestões do Presidente  Manuel Leopoldo Rodriguez Montero (1984/86, 1986/88), e produziu com muito orgulho o Jantar dançante da Noite Portenha, quando o prato principal ficou sob sua orientação de ingredientes e preparo nas cozinhas do Clube XV. Sucesso de alegria e público. Serviu também no mesmo cargo de Diretor Social ao Presidente Jorge Monte Alegre, mas deixou o Clube após atritos e desavenças com o prepotente Presidente.

Homem de hábitos simples e metódico, era uma alegria nossos encontros à tarde para o café, discutindo  e trocando planos sobre os próximos passos da HabitatBrasil.Org, quando um dia, mais estruturados e oficialmente parceiros do poder público, ele desenvolveria pela HabitatBrasil.Org todos os seus projetos exitosos, e lançaria outros no mesmo diapasão da sua imensa criatividade de artista. Ilustrou o aniversário de 7 anos de minha filha Daphne no Clube XV e 1987 no Salão de Mármore, decorando-o.  Foi dele o evento musical "À Noite Sonhamos"com a Concertista Marlene Ackel no Clube XV, em 1988, o Curso de Alta Costura no Clube XV em 2000 finalizado com um desfile da moda produzida pelas alunas do curso; várias apresentações beneficentes de Marlene Ackel no Teatro Coliseu e no Teatro Guarany, em grande estilo, com sucesso de público e de renda.

Sua figura altiva e carismática, imprimiu em mim desde a meninice a lembrança indelével de uma rara personalidade e firme caráter, daquelas pessoas que encontramos entre um milhão de outras.
Sou extremamente grata pela afetividade que desenvolvemos em nossa amizade, e lamentei não estar junto dele durante sua passagem. Esse vazio e a saudade não serão preenchidos jamais.

A HabitatBrasil.Org em nome de todos os seus sócios fundadores o homenageia e eterniza em seus quadros diretivos como Vice Presidente Social. Nós contávamos com esse fim glorioso para encerrar  o ultimo ato de sua vida, ao fechar das cortinas.

Vá em PAZ meu Amigo, e nos aguarde. Você brilhou. Iluminou muitas pessoas e as fez brilhar. Somos todos gratos por isso.

Jean Louis, você fez história em Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário