sábado, 22 de fevereiro de 2014

REIVINDICAÇOES DE QUEM? POPULAÇAO OU CORPO TECNICO DA PREFEITURA?

  Portogente
 
Domingo, 29 Maio 2011 21:00

Proposta e reivindicações para o Plano Diretor de Desenvolvimento de Santos

Escrito por 
 
1- Produzir moradia popular.
2- Implantar mais áreas de lazer com qualidade.
3- Oferecer educação de qualidade e mais escolas de tempo integral.
4- Disponibilizar médicos para atendimento nas unidades básicas de saúde.
5- Reformar os passeios de toda a área central e não apenas na área onde passa o bonde. Resolver os problemas de drenagem nesta área. Garantir moradia, saúde e educação para os moradores.
6- Colocar efetivamente em prática a lei que criou os programas Alegra Centro e Alegra Centro Habitação, com o incremento da equipe, criando um departamento histórico de preservação da Cidade onde nele estejam concentradas todas as decisões, planejamentos e programas de desenvolvimentos para a região.
7- Implantar de fato a progressividade do IPTU. Repassar as áreas da União no bairro do Jabaquara (Portuguesa, Portuários e Transbrasa) para a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social.
8- Investir na região do Mercado Municipal, visando a fixação da população, pois é uma das mais bonitas que existem na Cidade e tem potencial turístico muito grande, em função do próprio Mercado, da Bacia do Mercado, das catraias e de todo o casario que é muito bonito, e que pode assim como em outras cidades ter um aproveitamento turístico e manter a população no local. O Plano Diretor deve dar ênfase à questão da moradia popular e também no investimento da infraestrutura para manter a população no local.
9- Garantir que todo empreendimento, principalmente os de construção de moradias de interesse social, tenham área de lazer e arborização.
10- Definir coeficientes de aproveitamento diferenciados não apenas por largura de ruas, mas também por critérios de qualidade ambiental, de paisagem urbana e ambiência de proteção ao patrimônio cultural. Ex.: estabelecer C.A.=2 ou 3 em áreas especiais como conjuntos de vilas ou arquitetônicos de interesse para preservação.
11- Ampliar o percentual mínimo de área verde permeável/drenável nas grandes edificações, com o objetivo de reter as águas das chuvas e evitar enchentes.
12- Modificar a classificação do bairro do Macuco para residencial, na área compreendida entre as ruas Campos Melo, Xavier Pinheiro, seguindo pela Padre Anchieta, seguindo pela João Guerra, seguindo pela Conselheiro João Alfredo, seguindo pela Av. Rodrigues Alves, seguindo pela Rua Almirante Tamandaré, seguindo pela Av. Siqueira Campos, seguindo pela rua Padre Anchieta, seguindo pela Av. Rodrigues Alves, seguindo pela Rua Campos Melo.
13- Promover a melhoria do transporte público para incentivo do uso dos mesmos, aumento da circulação nas vias rápidas e melhorar o sistema semafórico.
14- Criação de Corredores de Transporte Coletivo nas Avenidas Francisco Glicério, Afonso Pena, Conselheiro Nébias, Pedro Lessa, Pinheiro Machado, Bernardino de Campos e Nossa Senhora de Fátima.
15- Que Santos volte a ter uma empresa pública de transporte coletivo.
16- Criação de Zona Especial de Controle de Verticalização, onde aplicar-se-á ângulo diedro para controle de altura das edificações nas áreas que ainda guardam forte identidade local, como os bairros da Vila Belmiro, Marapé, Campo Grande, Encruzilhada, Embaré, Aparecida, Estuário e Ponta da Praia.
17- Solicitar que o transporte coletivo de São Vicente também circule na ZN, favorecendo os moradores que trabalham e utilizam os serviços mais próximos da cidade vizinha.
18- Agregar valor sócio econômico ambiental e diferenciado no mercado para os catadores de resíduos sólidos já cadastrados e fazer campanha nas  escolas e entidades para incentivo à coleta seletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário