terça-feira, 13 de maio de 2014


Iniciativas Sustentáveis: AES Eletropaulo – Aquecimento solar para a periferia

Concessionária paulista instala sistema de aquecimento solar para economizar até 50% de energia em residências da CDHU
 
 
Por Karen Pegorari Silveira

A demanda por energias renováveis cresceu rapidamente em todo o mundo em função das pressões ambientais. No Brasil, a captação de energia solar é uma excelente opção, já que as características geográficas – sol praticamente o ano todo – privilegiam essa alternativa, por isso o sistema de aquecimento solar tem sido uma das opções mais procuradas para residências e empresas em todo o país.
Pensando nisso, a AES Eletropaulo, maior distribuidora de energia elétrica em consumo e faturamento da América Latina, criou um projeto que instala aquecedores solares em bairros de baixa renda, o que ajuda esses consumidores a economizar até 50% de energia elétrica e ainda mudar hábitos em favor do meio ambiente.
Inicialmente as moradias dos conjuntos habitacionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) nos bairros Cidade Tiradentes, Guaianazes e Itaquera, região leste da capital paulista, foram as escolhidas e já alcançaram a economia de até 35%.

A concessionária assumiu a instalação de todos os equipamentos e nenhum valor foi repassado aos moradores. Juntamente aos síndicos dos prédios, foi elaborado um cronograma para a instalação dos equipamentos, que se iniciou em janeiro de 2012 e, até agora, mais de 20 mil moradores foram beneficiados. Todos foram orientados pela AES para utilização dos equipamentos de forma correta, ressaltando as dicas de segurança.

Para complementar a ação, os chuveiros convencionais também foram trocado por um equipamento híbrido, que funciona junto ao sistema de aquecimento solar. Em dias de menos calor, o chuveiro é automaticamente transferido ao modo elétrico, com baixa potência, para garantir a água quente. A vantagem desse modelo é um alarme que avisa sobre o tempo no banho, solicitado pelos próprios moradores para que economizem ainda mais energia.

O projeto da AES contou com um investimento total de R$ 25 milhões e tem o objetivo de economizar até 50% do consumo de energia elétrica dessas residências. Segundo o gerente de novos mercados, José Cavaretti, a iniciativa não só contribui com a redução dos gastos desses consumidores, como também proporciona mais discernimento. “Muitos consumidores ganharam uma nova consciência ambiental e passaram a ter atitudes mais responsáveis; para nossa surpresa o alarme no chuveiro com tempo de 8 a 10 minutos de banho foi muito bem aceito”, relata o profissional.

A partir desse ano, a empresa fará uma avaliação completa para medir os resultados do projeto e, de acordo com as necessidades, farão as modificações necessárias para torná-lo mais eficiente e ampliá-lo.

A AES Eletropaulo atua na região metropolitana de São Paulo, distribuindo energia elétrica para 24 municípios paulistas em uma área total de 4.526 km², atendendo 6,7 milhões de unidades consumidoras e aproximadamente 20,1 milhões de clientes.